segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tapeceiro...

Nos últimos dias, faltou animação pra sentar e debulhar em palavras os últimos acontecimentos, sentimentos e pensamentos... Fiquei ruminando algumas coisas pra finalmente compartilhar...
Apesar de não ter na minha atual seleção de músicas (porque só copiei e colei músicas da galera aqui do navio), gosto muito de ouvir as músicas de João Alexandre. Em uma de suas interpretações ele canta uma música em que o autor metaforicamente chama JESUS CRISTO de “Tapeceiro”. A letra da música diz o seguinte:
O Tapeceiro
Composição : Stênio Március
Tapeceiro, grande artista,
Vai fazendo seu trabalho
Incansável, paciente no seu tear
Tapeceiro, não se engana
Sabe o fim desde o começo,
Traça voltas, mil desvios sem perder o fio
Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem
Quando se vê pelo lado certo,
Muda-se logo a expressão do rosto,
Obra de arte para Honra e Glória do Tapeceiro
Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem
Quando se vê pelo lado certo,
Todas as cores da minha vida
Dignificam a Jesus Cristo, o Tapeceiro

Como combinei com meu pastor Tatá, estou meditando no livro de Atos. Tudo bem que já era pra eu ter terminado há muito tempo... Mas tô indo devagar e sempre... E esses dias estava lendo sobre a transformação que DEUS fez na vida de Saulo! Que doidera, né?! Como é que pode uma coisa dessas??? Um cara que era o terror... Perseguia... Matava... Odiava saber que alguém se denominava “Cristão”... Ele era um terrorista!!! Aí em um único ato, Jesus aparece na frente dele como uma forte luz que o deixa cego por três dias e tuuuuuuuuuuudo muda!!! Mas tuuuuuuuuuuuuuuudo meeeeeeeeeeeeesmo!!! Até o nome dele passa de Saulo pra Paulo! E ele passa de perseguidor dos cristãos a um dos homens que mais se aproximou ao caráter de CRISTO! Aquele que antes matava cristãos, agora era capaz de apanhar, sofrer, se preciso morrer por amor a CRISTO!!! Fico pensando que até a aparência de Paulo deve ter mudado... O corte de cabelo... O jeito de fazer, ou não fazer a barba... O jeito de sorrir... As expressões faciais... Até o jeito de caminhar deve ter mudado... E até hoje esse homem é lembrado como um dos que ajudaram a escrever a história do relacionamento de DEUS com a raça humana...
E acho que quando Estênio Március escreveu a canção interpretada por João Alexandre deve ter se inspirado em uma história semelhante a de Paulo... Quando o “Tapeceiro” começa sua obra, ELE sabe exatamente como será o desfecho... Mas o tapete não faz a menor idéia do que está por acontecer antes do próximo ponto... O tapete não sabe se será de 30 cm ou de 3 metros... O tapete é a obra! E quem é obra, não dá pitaco...
Às vezes parecemos não entender que somos “obra” de um ARTISTA MAIOR, que sabe exatamente a combinação ideal de cores necessárias pra composição de sua arte...
Não compreendemos porque além de sermos só a obra, o pouco que podemos contemplar durante o processo de produção é o avesso!!! Nossa visão é limitada e embaçada... E no meio de tudo há algumas linhas soltas e alguns pontos não permanentes que só foram alinhavados...
A nossa vida é exatamente como a vida de Paulo... Exatamente como um tapete sendo tecido... Quando achamos que algo está consolidado, muda... Quando achamos que podemos ver alguma coisa, DEUS nos cega por 3 dias... Alguns acontecimentos simplesmente irradiam cores alegres e vivas e logo em seguida passamos por algo completamente negro... A beleza do contraste precisa ter um custo...
Hoje, tivemos uma experiência muito interessante no SPA. Minha gerente fez aquela dinâmica básica de cada um dizer algo positivo e negativo sobre o outro. Foi muito interessante porque literalmente somos muuuuito diferentes!!! Cada um de um lugar do mundo, com uma criação, com uma história, com uma personalidade, com um caráter... É como se fossemos pequenos tapetes que literalmente caíram no mesmo barco e foram costurados juntos pra que formassem um único tapete. E é muito interessante poder observar que cada pessoa que aparece na nossa vida não aparece só pra “aparecer”... Por mais que seja momentâneo, a passagem de alguém deixa alguma marca... Sabe quando costuramos algo e descosturamos depois??!! Se olharmos depois de descosturar, o tecido continua com aquele buraquinho por onde antes passava uma linha!!! É mais ou menos assim...
Algumas peças aparecem no seu tapete pra ficar pra sempre... Outras ficam por um tempo bem agarradinhas e depois partem deixando literalmente um buraquinho na gente...
Outras vezes queremos que as peças que mais mais mais gostamos estejam juntas o tempo todo... Mas não dá... O tapete ficaria embolado e cada peça precisa estar em seu lugar... E durante o processo de produção, o ARTISTA pode ir mexendo e remexendo como bem lhe inspirar...
Então... O que tenho tentado fazer é me maravilhar com o processo de produção desse tapete... Tenho achado o avesso já bem interessante!!! Tipo... Semana passada estava passeando na Finlândia!!! É no FIM mesmo!!! Pensa... Nem sabia que existia esse lugar!!! Tenho encontrado pessoas que farão parte do meu tapete seeeempre e outras que deixarão só um buraquinho... Mas cada uma com sua significante importância!!!
Na vida de quem é “obra”, nada... nada meeeesmo está sob controle... Por exemplo... Além de perder o casamento de Má e Gué (cujo convite já foi mandado fazer com o último lançamento do livro de Rute), descobri que vou perder o casamento de Lívia e João Marcelo que se casarão no dia em que eu desembarco!!! Não dá pra chegar em BH no mesmo dia porque estarei perto da Finlândia, que como já disse, é lá no FIM...
Enquanto estou aqui, minha bisavó fez 99 anos... Meu avô fez uma cirurgia cardíaca... Meu segundo pai, Niactor, passou por uma intervenção cirúrgica... Meu amigo já foi comer brownie sem mim... Meu irmão tirou carteira de motorista... Minha cunhadinha passou no vestibular... Meu irmãozinho Porto, Tutu foi embora pro Egito... Um amigo de adolescência faleceu... Meus amigos do MTC foram e voltaram da África... Algumas amigas engravidaram e o bebê já tá quase nascendo... Minha amiga que foi assaltada em Londres já tá de volta em casa... Minha família mudou de casa... O Cruzeiro já ganhou... Já perdeu... (Mas mais ganhou do que perdeu!!)...
É assim... O ARTISTA está sempre em atividade... ELE nunca tira um time off... Esta sempre movendo tudo como quer... Em alguns momentos olhando do avesso, achamos que estamos perdendo algumas coisas, outras vezes achamos que estamos ganhando muito mais do que merecemos (na verdade, nem merecemos nada)... Mas tenho a plena convicção de que...
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem
Quando se vê pelo lado certo,
Todas as cores da minha vida
Dignificam a Jesus Cristo, o Tapeceiro

4 comentários:

  1. 1º Não fui ainda não! Vou amanhã Pri! Hoje é o meu penúltimo dia no Brasil!

    2º Já fiz minha seleção de músicas para levar! Só tem 4 cds de J. Alexandre só!

    E ai te vejo no Rio no Reveillon ou quá?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o "cruzeiro" mais perdeu do que ganhou se vc perguntar aki vai ver, hein...hehehe..lindo post Pri!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu post....me abençoou aqui na cidadizinha, no norte de Minas onde trabalho...Nesse caso, seu tapete foi mais longe que a Tailândia...Continue seguindo a Cristo...Bjs

    ResponderExcluir
  4. Just keep walking Pri!
    Love and miss you!

    ResponderExcluir